Quarta-feira, 19 de Dezembro     
Pesquisa Avançada
Actividades     Freguesias
Início > Juntas de Freguesia > Juntas de Freguesia >      Junta de Freguesia de Freiriz
Dados da Empresa
Apresentação da Empresa
Designação Social
Junta de Freguesia de Freiriz
NIF
507688392
Morada
Lugar do Monte
Cód. Postal
4730- Freiriz
Telefone
253921909
E-mail
freiriz@freguesiafreiriz.pt
Website
www.freguesiafreiriz.pt
Contacto
Júlio Silva

O significado da freguesia “Feiriz” deriva do Latim “Vila Frederici”, que significa “quinta de Frederico". A Freguesia de Feiriz está situada a cerca de 7 quilómetros do concelho de Vila Verde, no distrito de Braga e tem como Padroeiro Santa Maria - Nossa Senhora da Purificação, sendo-lhe dedicada uma grande festa, todos os anos no 1º Domingo de Agosto. Freiriz pertenceu ao concelho de Prado, mas em 31 de Dezembro de 1853 juntou-se ao concelho de Penela, sendo este depois abolido em 24 de outubro de 1855. Há muito tempo atrás o povoamento do território da freguesia de Freiriz, antes do século XI, nesta freguesia passava a estrada romana de Geira, havendo ainda hoje vestígios de uma fortificação que a defendia. No que diz respeito ao valor patrimonial da freguesia, são de destacar: a Igreja Paroquial, o Cruzeiro e por último a Quinta do Paço, onde se encontra nesta casa uma capela e uma fonte. A casa do Paço é um grande e destacável edifício do século XVII, a capela e o fontanário são do século XX. O fontanário é decorado com figuras Greco-romanas. No que diz respeito à economia local, a população activa da freguesia dedica-se em maioria à agricultura, à pecuária, à indústria têxtil, à panificação e à extracção de madeira. Por fim o artesanato local, destaca-se para a manufactura de mantas de farrapos, tapetes e toalhas de linho. A nível de religião foi uma abadia da apresentação da Casa de Freiriz (Meneses da Barca) e também cabeça do couto do mesmo nome. O senhor deste couto foi Fernão Nunes Barretto, também 4º Senhor de juro de Gafanhão (Castro Daire) e e também senhor do Couto de Penagate (Amares) com todos os seus padroeiros, tal como no de Freiriz. 

O Brasão

Justificção de simbologia Escudo
Escudo de Verde.
Coral Mural
Coroa mural de prata de três torres.

Listel
Listel branco, com legenda a negro: ”Freiriz”
Arco Festivo e Coroa Mariana 
Arco festivo de prata, carregado de uma coroa mariana de ouro, com sua pedraria. Representa as festas e tradições da freguesia (Arco e o padroeiro: Nossa Senhora da Purificação(Coroa).

Espiga de Milho e Cacho de Uvas
Acontonados em chefe, uma espiga de milho e um cacho de uvas, de ouro, folhados de prata. Representam a agricultura e a vitivinicultura, actividades de grande interesse para a economia local.

Bandeira
Branca
Cordão e bolas de prata e verde
Haste e lança de ouro

Dados estatísticos e informações sobre a população desta freguesia.
Divisão Etária :
Crianças: 20%
Adolescentes: 30%
Adultos: 30%
Idosos: 20%
Número de residentes: Cerca de 1.400 habitantes.
Número de eleitores recenseados: Cerca de 1.280 eleitores.

 

*Clique nas imagens para ampliar
topo voltar