Quarta-feira, 19 de Dezembro     
Pesquisa Avançada
Actividades     Freguesias
Início > Juntas de Freguesia > Juntas de Freguesia >      Junta de Freguesia de Pico de Regalados
Dados da Empresa
Apresentação da Empresa
Designação Social
Junta de Freguesia de Pico de Regalados
NIF
0
Morada
Lugar da Vila
Cód. Postal
4730-390 Pico de Regalados
Telefone
253312942
Telemóvel
963786623
A Vila de Pico de Regalados é actualmente uma das 58 freguesias do Concelho de Vila Verde. É uma terra de gente simples e que preserva a memória do seu passado. 
Inserida numa mancha verde que brota de uma terra fértil, rodeada por montes de beleza agreste e natural, Pico de Regalados está perto de tudo; perto da natureza, perto dos serviços, a pouco tempo de distância da cidade...é uma terra completa.

Pico de Regalados é uma das terras mais antigas de Portugal, com origens que remontam à alta Idade Média. 
As freguesias de Pico S. Paio e Pico S. Cristovão, hoje separadas, são o que constituía antigamente a vila do Pico de Regalados, como era conhecida por muitos. Foi sede do Concelho de Regalados, extinto por decreto de 24 de Outubro de1855, juntamente com os Concelhos de Prado, Vila Chã e Penela dando origem à formação de um único concelho, o Concelho de Vila Verde, com a configuração actual. 
Pico de Regalados, é como se disse, uma terra muito antiga, com foral de D. Manuel I, datado de 13 de Novembro de 1513.
Já nas Inquirições de 1258, era descrito o julgado de Regalados como composto por 20 freguesias. 
Este Concelho de Pico de Regalados terá sido nos tempos da fundação da nacionalidade, Couto doado por D. Afonso Henriques ao Arcebispo de Braga, D. Paio Mendes pele luta e determinação em favor da libertação portucalense. Posteriormente, terá pertencido a Pedro Gomes de Abreu, alcaide-mor de Lapela, casado com Dona Aldonça de Sousa. Dos descendentes saiu Pedro Gomes de Abreu, senhor de Regalados e de toda a casa de seu pai, o qual veio a perder tudo por ter passado para o lado do Rei Filipe III de Portugal e IV de Espanha, com a sua deposição em 1640. Tendo estes senhorios revertido á coroa, D. João IV tê-los-à dado a D. Gastão Coutinho, o qual, perante a oposição a esta doação dos irmãos de Pedro Gomes, que se conservaram fiéis à sua pátria, veio a ficar apenas com o senhorio de Regalados. Este D. Gastão também era descendente dos senhores de Regalados.
Em todo o caso, foram Abreus, os senhores de Regalados mais conhecidos. 
O solar desses senhores, actualmente conhecido como a "Casa dos Abreus de Regalados", restaurado em 1790 pelo desembargador João José de Abreu e Silva, descendente da família, ainda hoje se mantém como a marca desse passado, bem no centro da freguesia. Pico de Regalados foi elevada à categoria de vila a 9 de Janeiro de 2003.
*Clique nas imagens para ampliar
topo voltar