Quarta-feira, 19 de Dezembro     
Pesquisa Avançada
Actividades     Freguesias
Início > Juntas de Freguesia > Juntas de Freguesia >      Junta de Freguesia de Lanhas
Dados da Empresa
Apresentação da Empresa
Designação Social
Junta de Freguesia de Lanhas
NIF
506877370
Morada
Rua Francisco Sá Carneiro
Cód. Postal
4730-260 Lanhas
Telefone
253321277
Fax
253321278
Telemóvel
933102202
E-mail
geral@lanhas.net
Website
lanhas.net
Contacto
Luís Fernandes
Lanhas é uma das 58 freguesias do concelho de Vila Verde situada a norte da sede do Concelho, extremando com as freguesias de Coucieiro a norte, Pico de Regalados e Gême a oeste e Sabariz a sul. A leste faz fronteira com o concelho de Amares e localiza-se na margem direita do rio Homem. 
É percorrida pela EN 308 que a liga aos concelhos de Amares e Terras de Bouro, interligando-se a Sul com a EN 101 que a liga ao centro do Concelho e situa-se a escassos minutos da cidade de Braga.
Em termos demográficos apresenta uma população residente de 581 pessoas (censos 2011), distribuídas por 1,83 km2, com uma densidade populacional de 317,5 hab/km2, verificando-se uma aumento populacional relativamente ao registado no último período intercensitário.
Esta freguesia apresenta uma morfologia plana que permite contemplar a paisagem à distância, em particular os seus campos de cultivo onde a abundância de água e a riqueza dos solos permite uma agricultura fértil, destacando-se a produção de milho, batata, vinha, hortícolas e o melão casca-de-carvalho tão apreciado nesta região. O artesanato, a construção civil, a indústria, a restauração e o pequeno comércio, conjuntamente com a agricultura contribuem para a economia da freguesia.
O rio Tojal que atravessa as terras de Lanhas, corre de Norte para Sul, com a sua nascente situada na freguesia de Gomide, em Vila Verde. Percorre as freguesias de Pico S. Cristovão e de Regalados, Coucieiro, Lanhas, Gême e Sabariz. É nesta última freguesia que desagua no rio Homem. Cria trutas, escalos e bogas e as suas águas ainda hoje são aproveitadas para a agricultura.
*Clique nas imagens para ampliar
topo voltar