Quarta-feira, 19 de Dezembro     
Pesquisa Avançada
Actividades     Freguesias
Início > Juntas de Freguesia > Juntas de Freguesia >      Junta de Freguesia de Moure
Dados da Empresa
Apresentação da Empresa
Designação Social
Junta de Freguesia de Moure
NIF
0
Morada
Av. Padre Mário
Cód. Postal
4730-303 Moure
Telemóvel
967013225
Contacto
José Sousa - Presidente
Dista 6 Km da sede do concelho e constitui uma das suas freguesias mais características.
Foi primitivamente um couto de D. Henrique e sua mulher D. Teresa, que foi dado ao Arcebispo de Braga, S. Geraldo.
Em Moure existiu um convento fundado, segundo a tradição, por S. Martinho de Dume (séc. VI). Dedicado a Santo Antão, foi conhecido por de Santo Antonino ou, ainda em linguagem mais popular, por de Santo Antoínho.
A igreja matriz de Moure conserva uma estátua muito antiga, em madeira, representando Santo Antão, procedente do antigo Mosteiro, e uma custódia joanina (1746) em prata, oferecida pelo capitão-mor Diogo de Araújo da Silva Machado, conforme uma inscrição gravada na base.
O Pelourinho de Moure está na Casa de Gondomil. Pelourinho do séc. XVI.
O gigantesco eucalipto de Moure, cuja data de plantação é desconhecida, e que para o abraçar seriam precisos vários homens. A veneração popular por ele é tão grande que as populações o dizem classificado como monumento nacional.
A Carranca de Moure está localizada na povoação de Carranca. Trata-se de uma pedra talhada com aspecto de cabeça humana. A sua importância tradicional é grande para as populações locais, pois a Pedra da Carranca deu o nome ao lugar onde se encontra.
Da antiga Casa da Câmara de Moure resta apenas o portal armoriado do muro da antiga casa que pertenceu ao desaparecido Couto de Moure.
A Casa de Gondomil, que deu notáveis figuras nas letras, nas artes e na política, é um belo solar de linhas sóbrias com portal brasonado, capela interessante, pátio e jardins.

População: 1593 habitantes (pelos Censos 2001)

Atividades Económicas: Agricultura, pecuária, transformação de madeira e pequena confeção.

Festas e Romarias: Festa de São Bento e S. André (2º domingo de Agosto), S. Martinho de Moure (11 de Novembro) e Nossa Senhora da Conceição (8 de Dezembro).

Orago: São Martinho

Património cultural e edificado: Igreja matriz, Palácio de Gondomil, pelourinho, Capela do Livramento, Quinta de Santoínho e fachada da antiga câmara.

Outros locais de interesse turístico: : Eucalipto de Moure, Carranca de Moure e vestígios de citânia no Monte do Castelo.

Artesanato: Tecelagem de linho, cestaria em vime e mantas de farrapos.

Coletividades: Associação Juvenil de Moure, Rancho Folclórico de Moure, Grupo Coral Infantil e Grupo Coral.
*Clique nas imagens para ampliar
topo voltar